Notícias

Dia do Feirante – Qual é a origem desta data?

Dia do feirante

Eles são uma profissão importantíssima para o nosso dia a dia e são responsáveis por trazerem a natureza e os alimentos que nos dão nutrientes necessários para nossa subsistência.
Hoje, vamos falar mais sobre o dia do feirante e como surgiu.

Além disso, vamos te dar uma excelente opção de presente que vai ajudar a manter a barraca bonita e mais funcional: presenteie com lona para feira das Lonas Online.

O feirante é uma profissão mais antiga do que se imagina

Tem muita gente que ainda erra achando que o feirante é uma profissão nova no mercado e que é basicamente restrita a quem trabalha na roça, saindo todo dia de madrugada para vender os alimentos na cidade grande.

Essa percepção é mínima e não representa a realidade do fato. Tudo inicia lá atrás, quando da formação das primeiras cidades do mundo, na Grécia Antiga. Lá pelas voltas de 3000 anos a.C, as trocas comerciais entre as pessoas começaram a ser feitas em locais específicos.

Ali, elas estavam concentradas necessariamente para comprar e vender o que lhes era interessante. O conceito foi evoluindo ao longo dos séculos chegando até o séc. XI, quando a feira livre se torna o modelo mais usado, assim como conhecemos atualmente.

Agora que sabemos a origem, vamos conferir como chegou ao Brasil e como surgiu o dia específico para o profissional que trabalha nas feiras.

Origem do dia do feirante

O Brasil começa a conhecer as feiras livres juntamente com a chegada dos portugueses. Registros históricos mostram que na recém-inaugurada São Paulo de Piratininga havia bancadas montadas nas ruas com as verduras para o comércio da época.

O detalhe é que era tudo completamente desorganizado, assim como a primeira grande feira livre de São Paulo, na região da General Osório. Funciona, inclusive, de forma irregular e sempre trazia dores de cabeça ao poder público.

A solução foi o decreto do então prefeito da cidade, Washington Luís, organizando a criação dos mercados francos para regularizar as feiras livres da época. A partir do Ato 710, datado de 25 de agosto de 1914, a feira se tornou mais organizada e acabou virando sensação dos paulistanos.

Foi assim que surgiu o dia do feirante: uma homenagem ao dia do Ato que organizou a primeira feira livre do país, na capital paulistana. É uma data onde esse valorosos profissionais são reconhecidos por sua importância histórica.

Vimos que eles têm e merecem o seu próprio dia. E o que dar de presente a eles? O melhor presente é proporcionar uma barraca mais bonita e personalizada. Isso é possível com a lona para feira das Lonas Online.

Lona para feira é nas Lonas Online

A Lonas Online começou há 25 anos fazendo consertos em lona de caminhão e hoje temos duas lojas de fácil acesso para melhor atendê-los com todos tipos de lonas disponíveis no mercado.

Traga seu projeto que fazemos a lona sob medida para você com toda a qualidade e confiabilidade que precisa. Nossos profissionais estão há anos no mercado com toda a qualificação para fazer um produto bem feito e com excelência, prestando um atendimento diferenciado e de primeira linha.

Conhecemos o dia do feirante, e o melhor presente é a lona para feira nas Lonas Online. Acesse nosso site e confira nossos preços e produtos.

Leia também:

Vinil para piscina: o que é e quais são as vantagens?
Cortina de lona para varanda – Por que investir nesse material?
Como instalar sombrite
11 98909-0929