Lonas-Online
Notícias

Lonas para Toldos: escolhendo o material perfeito!

Lonas para toldos

Antes de qualquer coisa, precisamos quebrar esse mito: não existe o material perfeito de lonas para toldos. Sabe por que? Porque tudo depende do seu projeto. Então, se alguém um dia te falar que tal lona é perfeita para todas as aplicações, desconfie. Nesse artigo, explicamos os principais materiais para lonas em toldo e como você pode escolher.

Como escolher Lonas para Toldos

Para começar, é importante destacar que existem 5 fatores que devem ser considerados no momento de comprar lonas para toldos, são eles:

  1. Onde o toldo será instalado: um toldo pode ser colocado em muitos lugares. Você pode posicioná-lo na fachada de uma loja; pode colocá-lo sobre janelas; usá-los para cobrir uma grande área externa, enfim, são muitas opções. Tenha claro onde deseja instalar a peça.
  2. Função do toldo: concomitantemente, é essencial que tenha claro em mente qual é a função do toldo: proteção contra intempéries? Aumentar o conforto com sombras? Complementar a decoração? Atrair mais clientes? Pense bastante nisso!
  3. Clima do local: lembra que falamos que o toldo protege contra intempéries? Então, estude muito bem as condições climáticas na região de sua casa/empreendimento, afinal, isso ajuda a definir o melhor material.
  4. Melhorias na lona: é possível incrementar as lonas, sabia? Por isso, cheque se o material vem com alguma dessas características: proteção anti UV; fungicidas e bactericidas; propriedade anti-chamas e antioxidantes.
  5. Visual da peça: por fim, não podemos deixar de lado a aparência do toldo, afinal, trata-se de uma peça que estará sempre à mostra. Se pensa em instalar esse acessório em um comércio, por exemplo, a aparência é ainda mais importante.

Principais tipos de lonas para toldos

Com as informações listadas acima, fica mais fácil reconhecer o modelo de lona ideal para a sua necessidade. Separamos 5 tipos de lonas para toldos que merecem a sua atenção.

1. Lona de Fibra de Vidro

O vidro é um material que, por si só, já carrega uma certa elegância. Os toldos feitos de fibra de vidro são completamente transparentes, sendo uma excelente opção para quem deseja explorar a iluminação natural. Por tabela, com esse tipo de lonas para toldos, é possível economizar em energia elétrica.

É importante destacar que o vidro não risca com facilidade, mas trata-se de um material pesado e menos resistente a choques mecânicos.

2. Lonas para toldos de PVC

A lona de PVC é um dos tipos mais utilizados, principalmente por conta do seu excelente custo-benefício. Estamos falando de um material impermeável e que pode ser encontrado em diversas cores, além claro, de permitir pintura com tinta PVC. Se isso não é motivo suficiente, saiba que esse tecido é resistente a mofo e chamas, podendo ser lavada com facilidade também. A lona é indicada para quem projetou um toldo flexível, afinal, trata-se de um material mais maleável.

Outro diferencial desta opção é a possibilidade de realizar impressão digital na sua superfície, ou seja, é excelente para toldos comerciais. Contudo, devemos avisar que o PVC retém muito calor, podendo deixar o ambiente mais abafado.

3. Lona Vinílica

Junto com o PVC, as lonas vinílicas também são conhecidas pelo excelente custo-benefício. Fabricadas a partir de dois materiais bem resistentes: o laminado de vinil reforçado e o poliéster, elas ainda são incrementadas com os fatores mencionados anteriormente.

Você encontra lona vinílica translúcida, opaca ou semi-translúcida, a escolha depende da quantidade de luz que deseja em seu ambiente.

4. Tecido Acrílico

Pretende colocar um toldo em varandas e pequenas coberturas? As lonas de tecido acrílico são as melhores opções! Feitas de um material sintético, elas apresentam uma boa retenção de calor e cobertura da luminosidade. Portanto, conseguimos afirmar que elas criam um ambiente bem agradável. Por fim, destacamos que esse tecido é muito bem em repelir água, sendo indicados para regiões chuvosas e úmidas.

5. Lona de Policarbonato

A última opção de nossa lista é a lona de policarbonato, um material usado bastante em toldos fixos. Você pode encontrá-la nos tipos compactos ou alveolar. No primeiro caso, a aparência é semelhante ao vidro e, no segundo, temos uma lona menos transparente. Nas duas opções, há uma proteção contra raios UV que evita queimaduras solares sem reter luminosidade ou calor.

Além disso, a lona de policarbonato suporta chuvas, ventos e até mesmo granizo sem sofrer danos. Diante disso, é natural se tratar do item mais caro de nossa lista; porém, é um investimento que vale a pena.

Agora que você conhece 5 tipos de lonas para toldos ficou mais fácil escolher o modelo ideal, certo? O que achou do nosso conteúdo?

Lembre-se que aqui no blog da Lonas Online sempre te mantemos bem informado. Acompanhe nossos outros artigos e se precisar de um bom fornecedor de lonas, conte com a gente. Produzimos lonas de alta qualidade, sob medida e com ótimos valores. Entre em contato e faça um orçamento sem compromisso.

Leia também:



Como instalar sombrite
Orçamento por Whatsapp (11) 98909-0929