Notícias

Como funciona uma catraca de carga

catraca-de-carga

A catraca de carga funciona como uma proteção para que a carga não caia durante o seu transporte. Ela pode ser usada em diversos pontos da mercadoria, podendo ser fixada na carroceria do veículo, claro que sempre em um ponto de ancoragem fixa. 

Saiba mais sobre os benefícios deste equipamento essencial para proteger cargas e como colocá-lo com segurança.

Benefícios do uso da catraca de carga 

A catraca de carga deve ser usada com cintas de amarração para que os produtos cheguem protegidos no seu destino. As mercadorias intactas reduzem o risco de perdas e aumentam a credibilidade do caminhoneiro com a empresa contratante. 

Também devemos citar a redução de risco nas rodovias, visto que, cargas frouxas podem cair na pista e aumentar o risco de acidentes. Ela é um item simples e fácil de manuseio, além disso, seu custo não se compara com os demais, como o cabo de aço, por exemplo. 

Ressaltamos a importância de adquirir uma catraca de carga com um fabricante autorizado para garantir a sua utilidade. 

Como colocar a catraca de carga corretamente

Antes de entender como ela deve ser colocada, saiba que o kit de amarração deve ser referente ao peso que irá transportar, sendo ideal suportar até um pouco mais que carga carregada. 

Após colocar a carga sobre o veículo, siga os seguintes passos:

  1. Fixe o gancho no ponto de ancoragem, se certifique que este ponto é um dispositivo de amarração;
  2. Agora passe a cinta sob a mercadoria, caso ela possua cantos vivos, use um protetor de canto;
  3. Solte a trava da catraca e passe a ponta da cinta pelo carretel;
  4. Fixe o gancho da parte fixa em um ponto de ancoragem;
  5. Faça um pré-tensionamento da cinta;
  6. Tensione a cinta através da catraca de carga;
  7. Agora basta travar a sua catraca.

    catraca-de-carga

Durante a viagem, realize o aperto da carga para garantir que ela fique mais segura. Chegando ao destino, antes de fazer o destravamento da catraca de carga, verifique se ela está em uma posição estável e que não corre o risco de cair. 

Após, basta liberar a trava e colocar na posição destravar e liberar o carretel, assim, a cinta será liberada. Alguns outros dispositivos podem ser utilizados na amarração como barras de contenção, trilhos, calços, redes, dentre outros. 

A catraca de carga deve ser fabricada conforme a NBR 15883-2 e suas condições devem sempre ser observadas pelo usuário. Uma catraca e cinta desgastadas podem acarretar acidentes e fazer com que as mercadorias caiam na pista e haja perdas. 

Se deseja que a carga tenha mais proteção, use uma lona de qualidade sobre a sua mercadoria. Os produtos ficam protegidos contra as chuvas, poeira, sol e demais adversidades. 

 

Na Lonas Online você encontra as melhores opções do mercado. São mais de 25 anos de experiência e milhares de clientes satisfeitos, entre em nosso site e confira. 

Temos os melhores especialistas para lhe ajudar na melhor solução!

Leia também:

Quais são os tipos de lona para caminhão mais usadas?
Como limpar uma lona de PVC?
Como instalar sombrite
11 98909-0929