Noticias
Lona para carga de caminhão: qual usar?

lona para carga de caminhão

A lona para carga de caminhão cumpre a função de proteger o produto transportado até seu destino. Muito importante, ela garante a eficiência no transporte dos materiais evitando prejuízos e aumentando o faturamento.

Parece ótimo, não é mesmo?! Além e preservar a mercadoria, o uso da lona para caminhão também evita acidentes que podem acontecer em decorrência da queda de cargas na pista. Conheça quais as diferenças entre os modelos de lona para cobertura de caminhão, como usá-las e o que a legislação diz sobre o equipamento.

Tipos de lona para carga de caminhão

Apesar de todos os modelos de lona para cobertura de caminhão cumprirem a função de proteger a carga, existem alguns tipos diferentes. Conheça as principais diferenças entre os modelos de lona para carga de caminhão:

Tamanho do caminhão

A largura e o comprimento da lona para cobertura de carga devem variar de acordo com o tamanho da carreta. Portanto tenha as medidas em mãos e consulta um especialista.

Tipo de carga

Outra diferença importante é o material usado na lona, que varia de acordo com o tipo de carga transportada. Uma das mais utilizadas, a lona de PVC é ideal para o transporte de pedras, areais, grãos e outros materiais menores. Sua eficiência também a faz uma ótima opção para a maioria das cargas.

Qualidade

Entre os diversos tipos de lona de caminhão, a qualidade é um quesito decisório. A indicação é descartar os tipos de lona de baixa qualidade e optar por um bom fornecedor. Isso evita que a lona rasgue ou a carga de caminhão seja prejudicada por condições climáticas adversas.

Como usar lona de caminhão

Agora que você já sabe qual modelo escolher, é importante aprender como usar lona de caminhão. Com o modelo correto em mãos, respeite a qualidade de carga e não tente esticá-la em excesso. Após a utilização faça a higienização com água e sabonete neutro. Deixe-a secar completamente e faça a armazenagem em local limpo e seco.

Lei do enlonamento

Art. 102. O veículo de carga deverá estar devidamente equipado quando transitar, de modo a evitar o derramamento da carga sobre a via.

O uso da lona para carga de caminhão otimiza sua entrega, mas, mais do que isso, ele é uma exigência legal. De acordo com o artigo 102 da Lei 9.503, que institui o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todo veículo de carga deve evitar que a carga seja derramada na pista e uma das formas mais seguras é o uso lona para carga de caminhão.

A lei tem abrangência nacional e é passível de autuação com multa e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação, a CNH. O uso é especialmente essencial para cargas a granel ou outras cargas soltas, como a cana-de-açúcar e similares, inclusive com legislação específica.

Art. 1-A. Para os veículos utilizados no transporte de cana-de-açúcar, o uso de lona ou dispositivo similar de que trata o §1º do art. 1º será exigido a partir do dia 1º de junho de 2017.
Utilizar a lona para carga de caminhão é manter-se dentro da legislação, mas também aumenta a segurança dos outros motoristas e preserva o material transportado.

Voltar