Noticias
Quais são os tipos de plásticos existentes?

tipos de plásticos

Muita gente não sabe, mas as lonas, inclusive as de caminhão são feitas de diferentes tipos de plásticos. Pode parecer estranho, pois as lonas são conhecidas por sua resistência e durabilidade, e muitos dos plásticos são usados até para brinquedos e sacolas de supermercado. Continue a leitura e entenda a diferença entre os tipos de plásticos e suas aplicações

Quais são os tipos de plásticos?

Antes de saber quais são os diferentes tipos de plásticos, é importante entender o que é esse material. O plástico é um polímero feito a partir da nafta, uma fração do petróleo, mas também pode ser produzido a partir de insumos renováveis, como milho, mandioca, cana-de-açúcar, beterraba, entre outras fontes. Os tipos de plásticos são classificados de acordo com a cadeia de moléculas de cada um e recebem uma numeração de 1 a 7 de acordo com a norma técnica 13.230:2008 da ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas.

  •  PET
    Politereftalato de etileno
  • PEAD
    Polietileno de alta densidade
  •  PVC
    Policloreto de vinila
  • PEBD
    Polietileno de baixa densidade
  • PP
    Polipropileno
  • PS
    Poliestireno
  • Outros
    Combinação de diversas resinas e materiais plásticos

Aplicações

O tipos de plásticos e suas aplicações são muito variadas. Eles são usados em todos os tipos de indústrias, construção civil, mercado de beleza e, claro, no setor alimentício. Isso responde à questão de qual é a finalidade de termos diferentes tipos de plástico.

Cada tipo de aplicação exige uma especificação de plástico diferente. Quanto mais resistente e sofisticado, mais caro. Não faz sentido usar um plástico que protege cargas de caminhão para carregar as compras do mercado, não é mesmo?Para você compreender um pouco melhor, separamos alguns dos principais materiais da classificação dos plásticos e listamos suas aplicações.

Polietileno

Um dos tipos mais comuns, os polietilenos podem ser plásticos classificados como PET, PEAD e PEBD. Entre os tipos de plásticos, o PET é muito usado para a armazenagem de líquidos em garrafas, além de tecidos e filmes. Ele é resistente, flexível e transparente, e virou até sinônimo para as garrafas de refrigerante.

Já o polietileno de alta densidade é o utilizado em armazenagens resistentes, como de tintas e outras substâncias que exigem resistência química. Por fim, o polietileno de baixa densidade é mais usado em produtos com exigência de flexibilidade e leveza como sacolas plásticas e embalagens de diversos alimentos.

As lonas de polietileno são impermeáveis e laváveis. Além de muito resistentes, elas possuem proteção contra raios UV, não apodrecem, mofam ou rasgam. Elas são indicadas para o uso em festas, feiras, piscinas, atividades de pesca e camping, bagageiro e proteção de produtos agrícolas e outros materiais.

PVC

O policloreto de polivinila, mais conhecido como PVC, é rígido, impermeável e resistente. Esta entre os tipos de plásticos para lonas mais usados. A lona em PVC possui proteção UV e não propaga chama em caso de incêndio. Sua utilização pode ser para a proteção de cargas em caminhões, barcos, bagageiros, pickups, trailers, entre outros.

Voltar